Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024     
Novo Portal
Instituto de Linguagem anuncia mestrado em Filologia e Língua Portuguesa
Instituto de Linguagem anuncia mestrado em Filologia e Língua Portuguesa
03/11/2005 15:43:07
por Coordenadoria de Comunicação Social
Instituto de Linguagem anuncia novo mestrado
Instituto de Linguagem anuncia novo mestrado

O primeiro mestrado em “Filologia e Língua Portuguesa” do Estado deverá ter início no primeiro semestre de 2006, na Unemat em Cáceres. O Programa de Mestrado inter-institucional (Minter) será desenvolvido pela Universidade do Estado de Mato Grosso(Unemat), em parceria da com a Universidade de São Paulo (USP).

Ao todo, serão oferecidas 25 vagas para profissionais com formação em Letras e áreas afins. Inicialmente, a proposta do Minter visa atender e qualificar os docentes do quadro permanente da Unemat. No entanto, esses professores devem ocupar aproximadamente 10 vagas. “As demais serão abertas a interinos e substitutos e a comunidade externa”, afirma o diretor do Instituto de Linguagem, Isaac Newton de Almeida Ramos.

O mestrado em Filologia e Língua Portuguesa é dividido em 4 linhas de pesquisa: “Filologia portuguesa”, “Estudos de lingüística aplicada ao Português”, “História gramatical e social do Português brasileiro”, além de “Estilística da língua portuguesa”, esse último mais voltado à Literatura.

As disciplinas serão ministradas na Unemat em Cáceres, em 2006, com a participação de docentes da Instituição e da USP. No ano seguinte, o mestrando deverá passar no mínimo 4 meses na Universidade de São Paulo. A seleção contará de exame de proficiência, prova específica, análise de anteprojeto ou carta de intenção e entrevista.

O professor Isaac Ramos comenta que a USP já aprovou o projeto do mestrado. Em reunião, realizada na última semana, foram definidas as linhas de pesquisa, as disciplinas a serem ministradas e o corpo docente integrante. O Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida deve ser apontado como coordenador do Minter pela Usp. “O professor mantém relações acadêmicas com a Unemat, participando inclusive do Conselho Editorial da Revista Ecos (publicação científica da Unemat)”, pontua Ramos.

O processo do Minter tramita internamente nas instâncias legais. O próximo passo será encaminhá-lo para a busca de financiamento junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada